Ave, agulhas!


Acupuntura para ficar mais bonita? Isso mesmo! A milenar técnica chinesa prova que resistir aos avanços tecnológicos na área de estética ao Minimizar rugas, flacidez gordura localizada e celulite. O efeito é rápido e natural, pois atua de dentro para fora.


Guarde esse nome: acupuntura estética.

Ele é novidade nas clínicas de beleza, embora no oriente a técnica fosse usada com essa finalidade 5 mil anos atrás. Que o digam as imperatrizes de diversas dinastias da China antiga, que se submetiam a sessões com as providênciais agulhas para livrar-se de rugas e marcas de expressão!

A redescoberta do uso estético da acupuntura é recente e está ligada a busca por tratamentos naturais e eficazes. O grande atrativo do método é que ele não se limita a tratar as rugas, mas os motivos que levaram ao seu aparecimento. " além de dar resultado em poucas sessões, o efeito é duradouro porque mexe com a causa responsável pelos sinais do envelhecimento, que pode ir desde uma disfunção renal até uma crise de estresse ", explica a acupunturista Joseli Beatriz Suzin, professora do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

Por esta razão são colocadas agulhas em outras partes do corpo. Um rosto com aspecto natural e saudável exige que todos os órgãos do corpo estejam bem regulados e trabalham em harmonia, explica Tsai I Shan especialista em acupuntura e medicina estética da Kyron (SP): " amar digestão, por exemplo, pode roubar noite de sono e se estampar no rosto sobre a forma de vincos e pele opaca ".

A serviço da beleza Para o acupunturista Jou Eel Jia, São Paulo, ao estimular pontos energéticos não só do rosto mas de todo o corpo (com ênfase nos rins e no fígado, os principais órgãos da beleza), aumenta-se o fluxo de nutrientes para a pele, Já que as agulhas ativam a circulação, melhorando a oxigenação das células e ajudando a eliminar toxinas. Ao mesmo tempo, restaura-se o equilíbrio entre duas forças vitais, Yin e Yang que na medicina oriental representam duas forças complementares que se atrai e conferem harmonia para todo o conjunto.

As rugas, segundo a acupuntura, nascem da falta de sintonia entre dois músculos, o agonista (que realiza o movimento) e o antagonista (que impede o mesmo movimento) responsável pela expressão das emoções. Por razões como má oclusão dentária e problemas emocionais, entre várias outras, o músculo agonista pode se fortalecer mais e puxar a pele em sua direção, fortalecendo as rugas. " As agulhas relaxam a musculatura que está com tensão excessiva e tonificam a que está debilitada, retomando o equilíbrio entre Yin e Yang ", explica a dermatologista Maria Assunto Nakano, responsável pelo ambulatório de acupuntura estética da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Eletroacupuntura Para combater rugas, o médico Tanto pode usar acupuntura tradicional como a eletroacupuntura de um aparelho elétrico E ajustado a Ponta das agulhas para emitir toque sutis - em indolores. Nos dois casos, a proposta é primeiro relaxar o vinco e, em seguida, tonificar a pele ao redor da ruga. "A brega de desaparece porque não há mais nenhum músculo predominando sobre o outro ", diz Maria Assunta.

Depois de 12 sessões de choquinhos, assistente administrativa Neusa Gomes, 46 anos, perdeu o ar de preocupação que carregava entre as sobrancelhas. " a ruga praticamente sumiu e, de quebra, minha pele ficou mais jovem e brilhante", afirma. Hoje ela faz manutenção A cada 15 dias vírgulas que devem ser espaçar para um mês.

Os pontos que correspondem a parte hormonal são estimulados Ao se tratar da acne. Usam-se agulhas sistêmicas (no corpo) para regular a produção do Sebo e agulhas locais para hidratar a pele e drenar as lesões. Tamires Ribeiro Tenório, 16 anos recebeu agulhinhas " da cabeça aos pés", Como diz, para se livrar de uma acne de grau 4 que a obrigava a usar pó corretivo no rosto costas e colo. Em 8 meses de sessões semanais, a maquiagem foi aposentada. " Senti o efeito no primeiro trimestre. As espinhas secaram e Parei de cutuca-las", conta. Para manter a pele sedosa, não falta as sessões de manutenção e usa sabonete que controla a oleosidade.

No rejuvenescimento do pescoço usam-se agulhas locais, que ativam a produção de colágeno e elastina "melhorando a coloração e a circulação", diz Eduardo Brasil do Centro de Estudos de Acupuntura e Terapia Alternativa (Ceata), de São Paulo. Segundo Tsai I Shan, tanto manchas provocadas pelo sol como as chamadas cloasma - que podem surgir na gravidez e se perdoar Se não forem tratadas - regridem com esse tipo de aplicação ponto-final acupunturista não descarta o stress como detonador do processo. Por isso, utiliza agulhas sistêmicas para controlar o lado emocional e conjuga ácido retinóico como tratamento para clarear a pele.

Tratamentos combinados Aliás, a acupuntura casa bem com cosméticos e pode ser um complemento a técnicas convencionais. Nas marcas de expressão a volta da boca, Maria Assunta aplica substâncias que preenchem os sucos da pele, como ácido hialurônico. Ao mesmo tempo, a sessões de eletroacupuntura tonificam a musculatura das bochechas e levantam a expressão. Novo parágrafo os profissionais garantem que a acupuntura atua mais profundamente que outras técnicas que usam microcorrentes para combater a flacidez, como a isometria facial e eletrolipoforese.

Como os tratamentos são individualizados, é impossível estipular a duração. No mínimo são 10 sessões que duram de 40 minutos a uma hora e meia a r$ 150 cada uma. A manutenção é quinzenal e, mais tarde, mensal. A única contra-indicação da técnica é o uso de marca-passo que pode ter a frequência alterada. No mais, até Quintino e agulhas cede aos rápidos efeitos do tratamento. A nutricionista Natália Hermany, 29 anos, passava mal quando via uma injeção. Hoje se sente super bem quando olha no espelho e nota as curvas com seguidas com o uso da acupuntura para tratar gordura localizada. "Bastaram 3 ou 4 sessões para eu esquecer do medo e perceber o quanto melhoraram meu visual e minha auto estima."


O corpo agradece usada para relaxar e tonificar a musculatura do rosto e do pescoço, acupuntura beneficia também as pernas, o bumbum e os braços, com resultados visíveis contra flacidez, a gordura localizada e a celulite No primeiro caso, a proposta Idêntica a que trata a flacidez no rosto e no pescoço. Ou seja, Ou acupunturista coloca as agulhas na inserção do músculo e fortalece o tecido. Isso é feito com agulhas tradicionais ou com eletro estimulação (aparelho ajustado a ponta de cada uma que emite choque de baixa voltagem).

Já para a celulite e a gordura localizada a outro princípio de tratamento: quebrar as células de gordura e favorecer a drenagem dos nutrientes

"A celulite é um caso clássico de desequilíbrio entre as energias Yin e Yang", diz a dermatologista Maria Assunta Nakano, do ambulatório de acupuntura estética da Unifesp. Ela envolve depósito de gordura (típica da energia yin) sem o contraponto da circulação (característica da energia Yang). Além de cercar toda a área com agulhas, Maria Assunta trata também o fígado e o baço, para que esses órgãos tomem o fluxo de energia.

"Independente do grau, a celulite costuma sempre ceder ao tratamento", garante ela. As estrias não são unanimidade entre os profissionais. Se forem muito largas, dificultam o preenchimento do tecido. Já as mais estreitas reagem bem quando são colocadas as agulhas no nível mais profundo a acupunturista Tsai I Shan, da Kyron (SP), explica que essa técnica provoca uma mini lesão e estimula o corpo a produzir colágeno para cicatrizar o local. Novo parágrafo e passa uma lição de casa para garantir o sucesso completo do tratamento dois-pontos atividade física constante, alimentação saudável e, lógico, controle do estresse.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo